Passa ai contenuti principali

Post

Visualizzazione dei post da ottobre, 2008

CAFÉ DU DÉPART

I Minutos nítidos e redondos como gotas de água Minutos. Quando chegares as palavras estarão vazias de sentido II Eis que chegaste E cada coisa recomeçou o gesto interrompido Isabel Meyrelles Isabel Meyrelles (Portugal, 1929) fonte immagine: http://www.revista.agulha.nom.br/ag49meyrelles.htm

Ama como a estrada começa

Estive a ver o documentário sobre o Mário Cesariny "Ama como a estrada começa"...Há coisas que deixam uma espécie de vazio (no bom sentido..claro) misturado à vontade de fazer algo...é assim que me sinto cada vez que vejo algo que tem a ver com o Cesariny... mas não há palavras que possam explicar o que se sente quando o Cesariny fala...só ele pode, portanto... "Sou um homem um poeta uma máquina de passar vidro colorido um copo uma pedra uma pedra configurada um avião que sobe levando-te nos braços que atravessam agora o último glaciar da terra o meu nome está farto de ser escrito na lista dos tiranos: condenados à morte! os dias e as noites deste século têm gritado tanto no meu peito que existe nele uma árvore miraculada tenho um pé que já deu a volta ao mundo e a família na rua um é loiro outro moreno e nunca se encontrarão conheço a tua voz como os meus dedos (antes de conhecer-te já eu ia beijar-te a tua casa) tenho um sol sob a pleura e toda a água do mar à minha

Actuação Escrita

Pode-se escrever Pode-se escrever sem ortografia Pode-se escrever sem sintaxe Pode-se escrever sem português Pode-se escrever numa língua sem saber essa língua Pode-se escrever sem saber escrever Pode-se pegar na caneta sem haver escrita Pode-se pegar na escrita sem haver caneta Pode-se pegar na caneta sem haver caneta Pode-se escrever sem caneta Pode-se sem caneta escrever caneta Pode-se sem escrever escrever plume Pode-se escrever sem escrever Pode-se escrever sem sabermos nada Pode-se escrever nada sem sabermos Pode-se escrever sabermos sem nada Pode-se escrever nada Pode-se escrever com nada Pode-se escrever sem nada Pode-se não escrever Pedro Oom Actuação Escrita
E adesso aspetterò domani per avere nostalgia signora libertà signorina anarchia così preziosa come il vino così gratis come la tristezza con la tua nuvola di dubbi e di bellezza Fabrizio de André Poema Visual de António Aragão, sem data fonte: http://ocontrariodotempo.blogspot.com/

#aprendizagem

Aprendemos desde pequenos que, ao longo da nossa vida, os acontecimentos são uma lição que temos que adquirir como se fosse um tesouro. Quando somos crianças pensamos que são conversas da treta feitas para nos chatear,mas não é assim...As vezes temos que parar um bocado, deixar de olhar para nos, para ver o que se passa no resto do mundo, e sem ser assim geral, para ver o que se passa à nossa volta... Trabalhar como interprete num centro de acolhimento para refugiados políticos est á a mostrar-me o lado difícil de encontrar paz noutro lugar longe do próprio pais..Nao é nada de novo para mim, mas entrar em contacto directo com estas realidades muda o critério do nosso pensamento... Difícil mesmo porque é difícil encontrar paz, nem que seja aquela necessária apenas a sobreviver. Tens sempre que responder às perguntas e lembrar coisas que queres esquecer e tens sempre que justificar qualquer coisa, até a mais básica. Só o facto de estar vivo é um milagre, isso devia ajudar mais ou menos,

''Il mondo fantastico di Picasso''

I disegni dell'adolescenza, gli oli su tela, i gessetti colorati su carta e i tratti a china su carta con filigrana: sono le 66 opere di Picasso, provenienti dalla collezione Wurth e da collezionisti privati della Germania del sud, esposte a palazzo dei Normanni, a Palermo. La mostra, è stata inaugurata domenica 26 ottobre alle 19, rimarrà aperta al pubblico per 5 mesi, fino all'8 marzo. L'allestimento dedicato all'artista spagnolo è il quarto organizzato dal gruppo Wurth a palazzo dei Normanni, con l'Assemblea regionale siciliana. Una sezione della mostra è dedicata alle donne di Picasso: si va dalla "Donna con cesto" a "Profilo di donna"; da "La bella Fernanda" a "Ritratto di Francoise Gilot"; da "Jacqueline" alle inedite "Donne di Mougins"; non mancano le opere ispirate alla mitologia come "Venere e Amore" e a una delle passioni di Picasso: le colombe. Sono esposte, infatti, due esemplari in te

revista Bíblia

Recebo o mail do Tiago e a newsletter da Bíblia . Tem que se fazer algo para que esta revista continue a ser publicada. Portanto eis aqui algumas informaçoes sobre a B í blia , sobre a campanha de assinaturas e os links. A revista Bíblia caracteriza-se pela variedade das áreas artísticas que abrange como a ilustração, desenho, fotografia, pintura, design, banda desenhada, video prints, prosa, conto e poesia. A revista não exclui abordagens á arquitectura, cinema, teatro e música. Pelas páginas da revista, que funciona como espaço de encontro de uma geração ja passaram cerca de 400 colaboradores nacionais e internacionais. Car@s amig@s : Vimos por este meio divulgar a campanha de assinaturas da Revista Bíblia . Como sabes, muito poucos têm sido os apoios que a Revista tem tido nestes últimos 12 anos, impossibil itando não só a sua natural expansão, mas colocando também em risco, mais uma vez, o seu labor. Desta forma, o que te solicitamos é que assines a Revista nesta nossa Meg

Easy

Know it sounds funny but I just cant stand the pain Girl Im leaving you tomorrow Seems to me girl you know Ive done all I can You see I begged, stole and I borrowed Yeah Thats why Im easy Im easy like sunday morning Thats why Im easy Im easy like sunday morning I wanna be high Soo high I wanna be free to know the things I do are right I wanna be free Just me Oh baby Thats why Im easy Im easy like sunday morning Thats why Im easy Im easy like sunday morning Faith no more
Intervista a Vinicio alle Invasioni Barbariche...l'unica pecca: la presentatrice...e vabbè...ma Vinicio è sempre Vinicio http://www.la7.it/approfondimento/dettaglio.asp?prop=invasioni&video=18306

# viagem

Através duma viagem pensamos que tudo passa, e afinal encontramos o que tinhamos esquecido...tentar, tentar não faz mal..todo os dias tentamos reagir às coisas e começamos uma viagem convencidos com o facto que tudo vai passar... panta rei , os homens não podem cair mais do que uma vez nas mesmas aguas do rio, não é? muda tudo...no entanto não podemos esperar porque o tempo passa e os acontecimentos são muitos e demais, e quando reparamos olhamos para o rio a correr, e com as suas aguas as nossas acções...

In viaggio

Girano i Sufi in tondo nello spazio Nel tempo Salgono i verticali i monaci in clausura Immobili Viaggiano l'alto il basso senza abbellimenti (Cadono di vertigine... Cadono di vertigine...) Strisciano verso il ritmo i tarantolati schiacciati dallo spazio senza tempo Viaggiano i viandanti viaggiano i perdenti Viaggiano i perdenti più adatti ai mutamenti viaggia Sua Santit à Consumano la terra in percorsi obbligati i cani alla catena Disposti a decollarsi per un passo inerte più in là Coprono spazi ottusi gli idoli Clonano miliziani dai ritmi cadenzati In sincrono Viaggiano i viandanti viaggiano i perdenti Viaggiano i perdenti più adatti ai mutamenti viaggia Sua Santit à Viaggiano i viandanti viaggiano i perdenti più adatti ai mutamenti Viaggia la polvere viaggia il vento viaggia l'acqua sorgente Viaggiano i viandanti viaggiano i perdenti pi adatti ai mutamenti viaggia Sua Santit à Viaggiano ansie nuove e sempre nuove crudeltà Cadono di ve

La falena e la Candela

Ti veste soltanto la luce mi dici parole d'amore conosciute mai Lontano da qui Ricordo dell'unica falena che non tornerà Astratta fontana di luce sognata un lunghissimo istante Forse porterai Lontano da qui Ricordo dell'unica falena che m'amava già. Sapere che il Tutto è Uno Sentire che l'Uno è il Tutto Tra di noi c'è solo l'Io Che mi tiene lontano da te. I Know that All is One Feeling that One is All Between us only me Keeping me far from You Radiodervish

La java des bombes atomiques

Mon oncle un fameux bricoleur Faisait en amateur Des bombes atomiques Sans avoir jamais rien appris C'était un vrai génie Question travaux pratiques Il s'enfermait tout' la journée Au fond d'son atelier Pour fair' des expériences Et le soir il rentrait chez nous Et nous mettait en trans' En nous racontant tout Pour fabriquer une bombe " A " Mes enfants croyez-moi C'est vraiment de la tarte La question du détonateur S'résout en un quart d'heur' C'est de cell's qu'on écarte En c'qui concerne la bombe " H " C'est pas beaucoup plus vach' Mais un' chos' me tourmente C'est qu'cell's de ma fabrication N'ont qu'un rayon d'action De trois mètres cinquante Y a quéqu'chos' qui cloch' là-d'dans J'y retourne immédiat'ment Il a bossé pendant des jours Tâchant avec amour D'améliorer l'modèle Quand il déjeunait avec nous Il avalait d'un coup Sa soupe a

“Jean Michel Basquiat - Fantasmi da scacciare”

Mostra di J.M. Basquiat a Roma: Museo del Corso Al Museo del Corso di Roma dal 2 ottobre 2008 al 1 febbraio 2009 si terrà la mostra “Jean Michel Basquiat - Fantasmi da scacciare”, una retrospettiva su Jean Michel Basquiat. Basquiat è uno dei più importanti esponenti del graffitismo americano, un’esistenza segnata dalla droga, che lo condusse ad una morte prematura il 12 agosto del 1988, quando venne ritrovato privo di v ita nel suo appartamento. Le sue opere incarnano le grida di chi ha vissuto l’indifferenza e la discriminazione dei sobborghi di New York. La mostra al Museo del Corso di Roma, raccoglie 40 opere: figure nere, immagini inserite nel paesaggio della sua gioventù (auto, poliziotti, cartoni animati, fumetti, graffiti su tele . Modelli culturali di zone urbane, principalmente di quelle nere, spesso emarginate che si traducono in opere di forti tension

#

" Quello che l'uomo cerca nel piacere è un infinito e nessuno rinuncerebbe mai alla speranza di raggiungere questo infinito " Cesare Pavese nella speranza di raggiungere PARTE di questo infinito vado a Roma, parto per molto poco...ma questo molto poco spero mi aiuti a raggiungere la totalità di qualcosa che auspico da tempo... ...a coloro i quali si perdono in queste pagine...non trovando di meglio da leggere...dico che ci vediamo quando torno...magari sarò ancora più ispirata...speriamo... até breve! illustrazione: Devendra Banhart
Oblique et coupant l'ombre un torrent éclatant Ruisselait en flots d'or sur la dalle polie Où les atomes d'ambre au feu se miroitant Mêlaient leur sarabande à la gymnopédie da: J.P. Contamine de Latour , Les Antiques Eric Satie , Gymnopedie I

Verrà la morte e avrà i tuoi occhi

Verrà la morte e avrà i tuoi occhi- questa morte che ci accompagna dal mattino alla sera, insonne, sorda, come un vecchio rimorso o un vizio assurdo. I tuoi occhi saranno una vana parola, un grido taciuto, un silenzio. Così li vedi ogni mattina quando su te sola ti pieghi nello specchio. O cara speranza, quel giorno sapremo anche noi che sei la vita e sei il nulla Per tutti la morte ha uno sguardo. Verrà la morte e avrà i tuoi occhi. Sarà come smettere un vizio, come vedere nello specchio riemergere un viso morto, come ascoltare un labbro chiuso. Scenderemo nel gorgo muti. Cesare Pavese
A Arte, est ã o lembrados, a arte é como uma marioneta (Paul Celan) A arte é mesmo uma espécie de marioneta um ocorrer ficcionado manobrado por escondidas mãos Quando sai à rua seu corpo corrompe-se no disfarce é como um Dom Roberto: atrai para um momento o outro que escuta distraído e sempre de passagem A arte sofre quando se torna espectáculo (eu mesma o disse há anos) Ana Hatherly, O Pavão Negro , Assírio&Alvim

A palavra misteriosa

Sobe da sombra mais opaca a tua figura radiosa oh palavra misteriosa! No obscuro pulsar de cada acto reconstr ó is tudo por ausência e o sentido consentido sobe sem esforço as tuas escarpas Potencial qualidade do outro o teu segredo est á numa parábola numa elipse num ponto só infinitamente alheio e sem medida Ana Hatherly , in O pavão Negro

Pensar é encher-se de tristeza

Pensar é encher-se de tristeza e quando penso não em ti mas em tudo sofro Dantes eu vivia só agora vivo rodeada de palavras que eu cultivo no meu jardim de penas Eu sigo-as e elas seguem-me: são o exigente cortejo que me persegue Em toda a parte oiço o seu imenso clamor Ana Hatherly , O pav ã o negro illustrazione di Devendra Banhart

Ana Hatherly

“As palavras aproximam: prendem-soltam são montanhas de espuma que se faz-desfaz na areia da fala Soltam freios abrem clareiras no medo fazem pausa na aflição Ou então não: matam afogam separam definitivamente Amando muito muito ficamos sem palavras” As Palavras Aproximam , da: " O Pavão Negro " , Assírio&Alvim ------------------------------------------------------------------------------------------------- Labirinto de letras fonte: http://bibliotecariodebabel.com/tag/ana-hatherly/

...para quem estava a espera...como eu...

A Faca Não Corta o Fogo — Súmula & Inédita representa o esperado regresso de Herberto Helder. Um novo volume de poesia, com todo o rigor e beleza a que nos habituou. A Faca Não Corta o Fogo — Súmula & Inédita Herberto Helder Edição encadernada (208 pp) Classificação: Poesia Colecção: Grãos de Pólen 20 € Assírio &Alvim Engoli água. Profundamente: — a água estancada no ar. Uma estrela materna. E estou aqui devorado pelo meu soluço, leve da minha cara. O copo feito de estrela. A água com tanta força no copo. Tenho as unhas negras. Agarro nesse copo, bebo por essa estrela. Sou inocente, vago, fremente, potente, tumefacto. A iluminação que a água parada faz em mim das mãos à boca. Entro nos sítios amplos. — O poder de reluzir em mim um alimento ignoto; a cara se a roça a mão sombria, acima da camisa inchada pelo sangue, abaixo do cabelo enxuto à lua. Engoli água. A mãe e a criança demoníaca estavam sentadas na pedra vermelha. Engoli água profunda. ------------------------------

Sulla Libertà- Gibran

"E un oratore disse: Parlaci della Libertà. E lui rispose: Alle porte della città e presso il focolare vi ho veduto, prostrati, adorare la vostra libertà, Così come gli schiavi si umiliano in lodi davanti al tiranno che li uccide. Sì, al bosco sacro e all'ombra della rocca ho visto che per il più libero di voi la libertà non era che schiavitù e oppressione. E in me il cuore ha sanguinato, poiché sarete liberi solo quando lo stesso desiderio di ricercare la libertà sarà una pratica per voi e finirete di chiamarla un fine e un compimento. In verità sarete liberi quando i vostri giorni non saranno privi di pena e le vostre notti di angoscia e di esigenze. Quando di queste cose sarà circonfusa la vostra vita, allora vi leverete al di sopra di esse nudi e senza vincoli. Ma come potrete elevarvi oltre i giorni e le notti se non spezzando le catene che all'alba della vostra conoscenza hanno imprigionato l'ora del meriggio? Quella che voi

Rabindranath Tagore

"Vita della mia vita, sempre cercherò di conservare puro il mio corpo, sapendo che la tua carezza vivente mi sfiora tutte le membra. Sempre cercherò di allontanare ogni falsità dai miei pensieri, sapendo che tu sei la verità che nella mente mi ha acceso la luce della ragione. Sempre cercherò di scacciare ogni malvagità dal mio cuore, e di farvi fiorire l'amore, sapendo che hai la tua dimora nel più profondo del cuore. E sempre cercherò nelle mie azioni di rivelare te, sapendo che è il tuo potere che mi dà la forza di agire." da: Gitanjali ------------------------------------------------------------------------------------------------- Oh, poeta, la sera s'avvicina; i tuoi capelli diventano grigi. Nel tuo meditare solitario odi il messaggio dell'aldilà? « E' sera », rispose il poeta, « e sto in ascolto perché dal villaggio qualcuno potrebbe chiamarmi, sebbene l'ora sia tarda. Osservo se i giovani cuori vagabondi s'incontrano, e due paia d'occhi supp

Mário Viegas

Era hua vez dez meninas de hua aldeia muito probe. Deu o trangolomanglo nelas não ficaram senão nove. Era hua vez nove meninas que só comeam biscoito. Deu o trangolomanglo nelas não ficaram senão oito. Era hua vez oito meninas em terras de dom Esparguete. Deu o trangolomanglo nelas não ficaram senão sete. Era hua vez sete meninas lindas como outras não veis. Deu o trangolomanglo nelas não ficaram senão seis. Era hua vez seis meninas em landas de Charles Quinto. Deu o trangolomanglo nelas não ficaram senão cinco. Era hua vez cinco meninas em um triângulo equilatro. Deu o trangolomanglo nelas não ficaram senão quatro. Era hua vez quatro meninas qu'avondavam só ao mês. Deu o trangolomanglo nelas não ficaram senão três. Era hua vez três meninas em o paço de dom Fuas. Deu o trangolomanglo nelas não ficaram senão duas. Era hua vez duas meninas ante um home todo espuma. Deu o trangolomanglo nelas transformaram-se em só uma. Era hua vez uma menina terrada em coval mui fundo. Deu o trangol

Inaugurazione mostra omaggio a Mario Cassisa

In occasione della Giornata del Contemporaneo, promossa dalla Associazione dei Musei d’Arte Contemporanea Italiani (AMACI), al Baglio Di Stefano di Gibellina (Tp) si sceglie di celebrare l'opera dell'istintività, dei visionari, degli eccentrici, degli appassionati che si sono nutriti più di arte che di pane. Alle 17 viene presentato, da Alfonso Leto e dall'autrice, il libro 'Irregolari. Art Brut e Outsider Art in Sicilia' di Eva Di Stefano, collana diretta da Davide Lacagnina, edito da Kalòs. “Irregolari“ gli otto artisti siciliani a cui è dedicato questo libro: visionari, illetterati,eccentrici,animati da una vocazione spontanea e insopprimibile. Esistenze ai margini che nell’esperienza, più o meno clandestina, dell’arte hanno rinnovato, lungo il corso del XX secolo, un ancestrale bisogno d’espressione … fuori dai canoni convenzionali e dal contesto della cultura ufficiale. Subito dopo viene inaugurata negli spazi del Museo delle Trame Mediterranee, dove rimarrà fi

Cesariny...

Cesariny declama Mário de Sá-Carneiro Quase Um pouco mais de sol - eu era brasa, Um pouco mais de azul - eu era além. Para atingir, faltou-me um golpe de asa... Se ao menos eu permanecesse aquém... Assombro ou paz? Em vão... Tudo esvaído Num grande mar enganador de espuma; E o grande sonho despertado em bruma, O grande sonho - ó dor! - quase vivido... Quase o amor, quase o triunfo e a chama, Quase o princípio e o fim - quase a expansão... Mas na minh'alma tudo se derrama... Entanto nada foi só ilusão! De tudo houve um começo ... e tudo errou... - Ai a dor de ser - quase, dor sem fim... Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim, Asa que se enlaçou mas não voou... Momentos de alma que, desbaratei... Templos aonde nunca pus um altar... Rios que perdi sem os levar ao mar... Ânsias que foram mas que não fixei... Se me vagueio, encontro só indícios... Ogivas para o sol - vejo

Moro em Lisboa- Madredeus

Hoje recebi um email...e nestes dias tenho andado a receber vários, todos me pedem para voltar, para voltar a Lisboa, e eu bem queria...a ideia de que todos (ou seja todas as pessoas importantes para mim) pensem em mim e me peçam para voltar me faz sentir bem... que me digam que Lisboa é a minha cidade é uma sensação fantástica, sobretudo porque é o que eu sinto também...por isso pensei logo nesta musica...com a esperança (e tenho a certeza) que cedo voltarei... Que outra cidade Levantada sobre o mar à beira rio Acabou por se elevar Entre dois braços de água Um de sal, outro de nada água doce, água salgada água s que abraçam Lisboa cá em Lisboa Que o Tejo chega ao mar c á em Lisboa Que o mar azul recebe o rio E essa brisa que nos faz Promessas de viagem Brisa fresca que reclama As nossas almas ausentes Suave Cidade Do sal Do mar Moro em Lisboa E a tarde cai

...per chi si trovasse a Torino...

Ricevo e inoltro l'invito a questo evento che è sicuramente da vedere...peccato che sono sempre incasinata... Il 7 ottobre si inaugura "Storie di Matite", articolato progetto sulla matita, oggetto indiscutibilmente legato alla vita quotidiana, simbolo principe di comunicazione e di creatività. Si tratta di un lavoro composto da più punti di vista, che prendono in esame questo oggetto semplice e allo stesso tempo carico di significati funzionali, simbolici, creativi, sociali. L’idea è di esplorare la dimensione della matita, come segno, materiale, suggestione artistica, visionarietà. Arte, musica, video, design, parola. Insieme è stata ideata una collettiva di artisti italiani, con lavori dedicati all’universo del disegno e della matita. La mostra, curata da Olga Gambari, presenta una molteplicità di declinazioni del genere “disegno”, creandone una wunderkammer. Espongono: Pierluigi Pusole, Bartolomeo Migliore, Valerio Berruti, Daniele Galliano, Saverio Todaro, Andrea Mass